top of page
YCL info

Diário da Aula 7: Saberes Indígenas para biodiversidade e conservação

Atualizado: 7 de out.


Iniciamos a quarta semana de aulas da YCL com uma experiência enriquecedora sobre os saberes indígenas, conduzida pelo líder indígena Almir Narayamoga Suruí. Almir, desde os 17 anos, está profundamente envolvido em movimentos indígenas e negociações para garantir os direitos de seu povo e roteger as florestas.

A dinâmica dessa aula foi um pouco diferente: nossa coordenadora, Beatriz, fez uma série de perguntas que Almir respondeu com sabedoria. Ele começou nos apresentando o povo Tapas Suruí, em Rondônia, e explicou os desafios que enfrentam, tanto em discussões de políticas públicas internas quanto externas, para desenvolver seu território de forma sustentável. Sua preocupação maior é garantir o desenvolvimento de seu povo com equilíbrio, justiça e tecnologia, sempre pensando em um futuro melhor para os jovens da comunidade.



Almir destacou que cada família indígena tem sua função dentro do plano de desenvolvimento sustentável. As famílias escolhem seus projetos e os implementam, como a produção de café, cacau ou o trabalho com o turismo sustentável. Ele ressaltou a importância do apoio político para manter essas iniciativas e tornar possível o crescimento sem destruição.

Um ponto central da fala de Almir foi a necessidade de estratégias e planejamento para reduzir os impactos do desenvolvimento. Ele destacou o curso que prepararam para capacitar as famílias envolvidas no turismo sustentável, garantindo que essa atividade seja conduzida de forma eficiente e respeitosa com o meio ambiente.

Almir defende que é possível desenvolver a Amazônia sem destruição. Ele enfatizou que a Amazônia não deve ser intocável e que o que precisamos para seu futuro é uma estratégia de desenvolvimento baseada em ciência e tecnologia, mostrando que a produção econômica não depende da derrubada de árvores, mas do aproveitamento sustentável de seu potencial.

Ele também compartilhou sua experiência no projeto de reflorestamento de agrofloresta, desenvolvido com sua família, que já plantou mais de um milhão de mudas e foi reconhecido com o Prêmio Nobel Verde. Foi um momento inspirador!

Ao final, Almir deixou uma mensagem profunda sobre a importância de aprender uns com os outros para enfrentar juntos os desafios do planeta. Ele acredita que todas as culturas têm algo a ensinar, e só através dessa união poderemos construir um futuro sustentável e justo para todos.

A aula contou ainda com a breve participação de sua filha, Walela Suruí, que reforçou que todos os projetos desenvolvidos por eles envolvem indígenas trabalhando lado a lado com o conhecimento científico. Ela destacou que a juventude indígena levanta, em todos os espaços, a bandeira da demarcação de territórios e da autonomia dos povos indígenas.



Foi uma aula incrível! Esse compartilhamento de culturas nos faz refletir sobre a importância da união entre os povos para construirmos uma sociedade mais justa e sustentável.


Sobre o palestrante:

Almir Narayamoga Suruí

Cacique Geral do Povo Paiter Suruí, em Rondônia. Desde os 17 anos está envolvido com movimentos indígenas e negociações para garantia dos direitos desses povos e da proteção das florestas. Já esteve em mais de 40 países para apresentar a história dos povos indígenas e promover o diálogo internacional para valorização de iniciativas sustentáveis de desenvolvimento econômico no Brasil. Responsável pela parceria com o Google para viabilizar o uso da tecnologia para proteção dos territórios, tendo recebido pela instituição o Prêmio Herói da Tecnologia. Implementou o Plano de Gestão do Território para a utilização racional dos recursos naturais da Terra Indígena Sete de Setembro. Recebeu o Prêmio Defensor dos Direitos Humanos, a Ordem do Mérito Cultural (do governo federal), o título Doutor Honoris Causa (Universidade Federal de Rondônia), eleito Herói da Floresta (ONU), participou da COP 15 (Dinamarca), e foi destaque nas revistas Forbes e Fast Company pelo papel criativo do mundo dos negócios. Tem formado outras lideranças, como sua filha, Txai Suruí.


Texto escrito por Andressa Soares, Engenheira ambiental e participante da 11a edição do Curso YCL Mudanças climáticas: panorama, desafios e oportunidades para jovens profissionais.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page