top of page
YCL info

Diário da Aula 16: ESG: práticas sociais, ambientais e de governança

Hoje tivemos a honra de receber Iara Vicente, CEO da premiada Nossa Terra Firme, uma empresa que se destaca na interseção entre inovação, tecnologia e sustentabilidade de uma perspectiva decolonial.

Iara compartilhou sua fascinante trajetória até chegar ao mundo do ESG (Ambiental, Social e Governança). Ela nos apresentou a Nossa Terra Firme e como sua equipe implementa estratégias participativas e transparentes, sempre buscando o famoso "ganha-ganha". Durante a aula, Iara destacou a evolução do conceito de ESG ao longo dos anos, ressaltando que, apesar das mudanças de nomenclatura, a verdadeira responsabilidade permanece essencial para que as práticas sejam efetivas.


Um dos pontos que mais me impactou foi a menção à “era das emergências”, acompanhada de dados impressionantes que ilustram a urgência de buscarmos soluções. Iara enfatizou a importância de mitigar essas crises e apresentou o Método ESG Decolonial — uma abordagem única da Nossa Terra Firme que integra a teoria da mudança e a ciência ambiental, além de priorizar a gestão de riscos em movimentos sociais.


Essa emergência evidencia a urgência de encontrarmos maneiras de mitigar os problemas atuais. Para isso, Iara utiliza o Método ESG Decolonial, uma abordagem exclusiva da Nossa Terra Firme. Esse método se concentra na interação com organizações não governamentais e na aplicação da teoria da mudança, integrando a ciência ambiental para gerenciar as emissões e estabelecer métricas e objetivos claros. Além disso, prioriza a gestão de riscos em movimentos sociais, garantindo que as pautas sejam tratadas de forma eficaz.


Quando falamos sobre os benefícios do ESG, Iara ressaltou como ele pode definir tendências de mercado, criar vantagens competitivas e melhorar a gestão e a proteção da reputação das organizações.

Durante a aula, nossa coordenadora Beatriz levantou uma questão instigante: como podemos fazer com que todos compartilhem um olhar atento para a temática ESG? A resposta de Iara foi clara: ela trabalha a gestão de risco, identificando as necessidades da empresa e propondo ações para minimizá-las — tornando o risco uma questão palpável.

Mas como implementar o ESG na prática? Iara apresentou pontos-chave: objetivos claros, transparência nos relatórios, dados auditáveis e gestão contínua. O diferencial de sua abordagem está na inclusão de elementos participativos e uma base científica sólida que se alinha ao core business.


Para encerrar com chave de ouro, apresento um caso de sucesso: como ela e mais duas mulheres impediram que sítios arqueológicos com pinturas rupestres na Amazônia fossem transformados em pasto. A partir dessa experiência, Iara criou um projeto que conecta investidores à compra de terras, associando-as a iniciativas científicas, artísticas e outras, que visam proteger essas áreas e gerar impacto socioambiental positivo.

A aula foi extremamente prática, enriquecida pelas vivências de Iara, que trouxe exemplos reais de sua experiência. A participação foi vibrante, criando um espaço aberto para diálogos significativos.

Estou ansiosa pela próxima semana de aula. Até a próxima!


Sobre a palestrante:

Iara Vicente

 CEO da empresa premiada Nossa Terra Firme, especializada em inovação, tecnologia e sustentabilidade do ponto de vista decolonial. É Mestre em Administração Pública em Ciência e Política Ambiental pela Columbia University e Bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília. Através da Nossa Terra Firme, avaliamos ofertas de iniciativas localizadas em diferentes contextos da América Latina, Caribe e África a partir do método ESG Decolonial, de sua autoria. Em 2023, foi considerada uma das 50 mulheres construindo o futuro da WEB3 pelo veículo CryptoConéxion.

Texto escrito por Andressa Soares, Engenheira ambiental e participante da 11a edição do Curso YCL Mudanças climáticas: panorama, desafios e oportunidades para jovens profissionais.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page