Nesta oitava semana do curso YCL, tivemos a honra de receber Armelle Cibaka, Gerente de Planejamento, Gestão e Conhecimento do ICLEI América do Sul. Armelle, que está cursando doutorado em Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trouxe uma perspectiva valiosa sobre desenvolvimento e proteção para governos locais em países pós-conflito. Para enriquecer ainda mais nossa discussão, ela convidou Sonia Knauer, funcionária pública de Belo Horizonte com 30 anos de experiência nessa área.
Armelle apresentou um dado alarmante: até 2050, 90% da população estará concentrada em grandes centros urbanos. Isso nos leva a refletir sobre a necessidade de integração em três níveis: local, nacional e global. Ela destacou a importância dos instrumentos locais para o planejamento climático, mencionando os planos diretores dos municípios, que focam no desenvolvimento urbano e ambiental. Um elemento chave para essa transformação é o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEEE), que serve como um diagnóstico fundamental para a elaboração de um plano de ação eficaz em políticas públicas.
Discutimos também o conceito de desenvolvimento resiliente, que busca identificar as ameaças, exposições e vulnerabilidades de cada região, permitindo uma avaliação do risco climático local. Armelle trouxe como exemplo o plano de ação climática de Porto Alegre/RS, que foi implementado após as enchentes. Também exploramos iniciativas baseadas na natureza, como passagens de fauna em Campinas-SP, Jardins de Chuva em Belo Horizonte-MG e a revitalização de nascentes em Londrina-PR.
Outro conceito apresentado foi o de desenvolvimento circular, que propõe reduzir o consumo de recursos naturais através da reutilização de resíduos como matéria-prima. Armelle nos falou sobre a LUPPA, uma plataforma colaborativa que promove a construção de políticas municipais, com a participação de mais de 45 cidades e já com três edições realizadas.
A conscientização de jovens e crianças também foi um tema importante, com a proposta de formar embaixadores da justiça climática. Armelle ainda mencionou a participação acadêmica em "diálogos sobre sustentabilidade", que visa conectar a ciência à comunidade.
Sonia compartilhou sua experiência, relatando que desde 2006, Belo Horizonte participa de discussões sobre mudanças climáticas, iniciadas por uma lei municipal. Ela apresentou o inventário de GEE e mostrou como é possível tomar ações efetivas a partir dos dados coletados. O plano de ação delineou 99 medidas que a prefeitura pode e deve implementar para minimizar os impactos climáticos.
Por fim, abordamos o desafio da descontinuidade governamental, e Sonia enfatizou a importância da participação popular no comitê para garantir a continuidade das iniciativas.
A interação entre todos foi muito enriquecedora, e estou ansiosa para a próxima aula!
Até lá!
Sobre as palestrantes:
Armelle Cibaka
Gerente de Planejamento, Gestão e Conhecimento do ICLEI América do Sul. Armelle é doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desenvolve pesquisas sobre desenvolvimento e proteção para governos locais em países pós-conflito. Possui mestrado em Relações Internacionais e especialização em Gestão de Projetos Globais e Prospecção de Recursos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Pós-graduada em Direito Internacional Público e Bacharelado em Direito Público, possui também especializações em áreas como Negociações Internacionais, Geopolítica, Assuntos Estratégicos, Gestão de Marketing, Gestão de Crises e Direitos Humanos.
Sônia Knauer
Geóloga e funcionária da Prefeitura de Belo Horizonte há mais de 30 anos, com atuação nos setores de água e meio ambiente. Com experiência na área de saneamento, representa a cidade de Belo Horizonte nas Nações Unidas em questões sobre mudanças climáticas, com ênfase a águas urbanas, abastecimento, esgotamento sanitário e drenagem. Sônia é atualmente Gerente de Ações de Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente na Prefeitura de Belo Horizonte.
Texto escrito por Andressa Soares, Engenheira ambiental e participante da 11a edição do Curso YCL Mudanças climáticas: panorama, desafios e oportunidades para jovens profissionais.
Comments