top of page
YCL info

Diário da Aula 12: Economia e as Mudanças Climáticas

Na aula de hoje, tivemos o prazer de aprender com Anna Mortara, economista e administradora pública especializada em avaliação e políticas climáticas. Com uma vasta experiência em organizações nacionais, regionais e globais, Anna já contribuiu tanto com o setor público quanto com a sociedade civil.

Ela iniciou com uma introdução à economia do clima, destacando a relevância desse tema em nosso curso. Anna nos apresentou duas perspectivas essenciais: o Stern Review, que argumenta que a mudança climática é uma questão de equidade intergeracional e que a precificação do carbono é fundamental para mitigação dos impactos; e o Dasgupta Review, que se concentra na economia da biodiversidade, ressaltando como a manipulação dos ecossistemas gera custos diretos à humanidade. Segundo ela, a crise climática não se resume ao carbono: quanto menor a diversidade, maiores são os impactos nas questões climáticas.



Anna enfatizou a importância da análise de incentivos e da precificação de custos, destacando que o aprimoramento das políticas passa por essas análises. Ela sugeriu que nosso estudo do clima deve incluir o entendimento do comportamento humano – como, por exemplo, o motivo de ainda consumirmos plásticos de uso único. A teoria dos jogos foi mencionada como uma ferramenta para analisar comportamentos estratégicos, sendo útil para modelar interações competitivas em questões ambientais.

Um ponto interessante abordado foi a Tragédia dos Comuns, conceito de Garrett Hardin, que ilustra como a busca por interesses próprios pode levar ao esgotamento de recursos comuns. Segundo Anna, isso evidencia a necessidade de regulamentação para uma preservação sustentável. Ela também destacou o crescimento do mercado de créditos de carbono, relacionando-o à lei da oferta e da demanda: à medida que os acordos globais aumentam, o custo do carbono (valor econômico dos danos causados pelo CO₂) também cresce.



Para finalizar, Anna nos deixou com uma visão importante: a política ambiental não pode ser apenas ambiental, mas sim integrada a uma visão de desenvolvimento nacional, se quisermos garantir a relevância global das questões ambientais.

Foi uma aula excelente e repleta de insights para refletirmos sobre a interseção entre economia e sustentabilidade. Até a próxima!


Sobre a palestrante:

Anna Mortara     

Economista e administradora pública especializada em avaliação e políticas climáticas. Teve experiências em nível local, nacional, regional e global; contribuindo com o setor público, organizações multilaterais, think tanks e sociedade civil (pro bono). Em seus últimos projetos, participaram de processos de apoio à tomada de decisão do Banco Mundial (Avaliação sobre Mobilização de Capital Privado para Ação Climática) e do Governo Brasileiro (Força-tarefa ao Plano de Transformação Ecológica), por meio de insumos técnicos e escuta de oradores. Ministrou aulas a convite na FGV e no Insper e é mentora de jovens profissionais.


Texto escrito por Andressa Soares, Engenheira ambiental e participante da 11a edição do Curso YCL Mudanças climáticas: panorama, desafios e oportunidades para jovens profissionais.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page